“Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda a criatura.”

Atendendo ao ide de Jesus, há 72 anos o evangelho está sendo propagado no bairro Canudos, Novo Hamburgo, por meio da Igreja Evangélica Assembleia de Deus de Canudos, que teve sua emancipação eclesiástica no ano de 1984 da Igreja Assembleia de Deus de São Leopoldo. O tempo reporta-nos a fatos, história, vidas, mudanças. A historiografia oficial não registra, mas neste tempo muitas pessoas permanecem no anonimato, trabalhando em prol do próximo, pelo bem estar da comunidade.

No inicio do trabalho os congregados reuniam-se em casas particulares para orar, entoar cânticos de louvor e falar da palavra de Deus. Com o tempo, uma casa de oração foi construída na rua Venâncio Aires, posteriormente na rua Bartolomeu de Gusmão, para abrigar os membros da Igreja. A obra avançou, o número de congregados cresceu e um novo templo necessitava ser construído. Diante da realidade, um projeto começou a ser elaborado. Toda o obra requer recursos. A indagação surge: Como conseguir dinheiro para a realização deste novo projeto? Uma voz ecoa entre a multidão: “Gente, vamos cooperar, 1 cruzeiro para a construção!” Pastor Valdemar Ramão, sua voz calou-se entre nós, mas o projeto que idealizou, perdura, pois a obra de Deus esta firmada nesta palavra: “Passarão os céus e a terra, mas a palavra do Senhor permanece para sempre”. Com a contribuição dos membros da Igreja um lindo templo foi construído na Rua Bom Princípio, 581, bairro Canudos e tem abrigado vidas, sonhos, transformações e realizações. Além do templo central, há 48 congregações distribuídas em diferentes bairros do município de Novo Hamburgo. Como diz a palavra de Deus, “Uma geração vai e outra vem”. Nestes anos de emancipação, pastores marcaram a história no campo de canudos: Pr. Ubiratan Batista Job, como interventor por alguns meses, Pr. Vitor Pires, Pr. Laurentino Melo, Pr. Osmar da Silva e Pr. Almerindo Melo da Costa, que dedicou 18 anos de serviço a Igreja, construindo vários templos, atingindo becos, ruelas, avenidas da cidade e o campo Missionário, que hoje abrange o país do Paraguay, com sede em Concepción e mais 4 cidades, Colômbia, Argentina e Bolívia. Também foram alcançados a África, Chile, Uruguai e cidades do interior de nosso estado. Atualmente a Igreja esta sendo pastoreado pelo Jovem Pr. Aleino Rodrigues da Costa, que tem imprimido um trabalho de evangelização e ações sociais.

Pr. Martin Luther King expressou: “O verdadeiro evangelho consiste na projeção de um evangelho social”. Nos dias atuais, este é um dos grandes desafios da igreja agregar o cuidado físico e espiritual. Com esta perspectiva, a Igreja possui a Associação Beneficente Mães Pobres de Novo Hamburgo (ASSOBEMP), onde consegue atender a comunidade carente de Novo Hamburgo com doações de alimentos, roupas, calçados, produção de fraldas, acolchoados e oferece cursos de artesanato para implementação de renda. No ano de 2007 foi aberta a Comunidade Terapêutica Desafio Resgate Jovem, com 60 vagas para recuperação de drogados e alcoólatras. A Igreja Evangélica Assembleia de Deus de Canudos, faz parte da história da cidade, deixando marcos, resgatando vidas, cooperando com o poder público, investindo no que há de mais precioso neste mundo: VIDAS.