A ação social não pode ser vista ou compreendida apenas como um dever, no sentido de uma obrigação formal ou farisaica, pois ela é parte integral da MISSÃO da Igreja e deve ser acolhida como um fruto natural de uma fé integral que tem pelo menos três elementos essenciais: afetivo (sentimentos e emoções), cognitivo (esfera da razão) e comportamento normativo (esfera da ação).

A relação com Deus implica em “conhecê-lo, amá-lo e servi-lo”. Sendo assim, a ação social como uma das dimensões da fé em ação é essencial para a vivência do evangelho.

Diante da grande necessidade junto à nossa comunidade, reuniram-se alguns membros da Igreja Evangélica Assembleia de Deus de Canudos fundando, aos sete dias do mês de junho do ano de um mil novecentos e oitenta e oito, a Sociedade Beneficente Mães Pobres de Novo Hamburgo, com a finalidade de distribuir gêneros alimentícios e dar assistência material e espiritual às mães carentes de Novo Hamburgo.

No final de 2005, o Pr. Aleino Rodrigues da Costa juntamente com sua esposa, Rosemeri Matos da Costa, e um grande número de voluntários reuniram-se e concluíram que a Sociedade Beneficente poderia fazer mais pelos carentes e necessitados da nossa sociedade. Foi decidido que haveria a reforma dos estatutos, ampliando a área de tratamento e estabelecendo metas para o ano de 2006.

Com o trabalho de voluntários e voluntárias, iniciou-se  a desenvolver trabalhos para alcançar a população carente, buscando junto à sociedade, doações de alimentos, roupas, calçados, móveis, materiais de construção e etc.

São realizados na sede da ASSOBEMP vários cursos de artesanatos, tais como: crochê, artesanato com jornal, macramé, sabonete artesanal, pintura em tecido, guirlandas, entre outros, proporcionando às mães meios para aumentar a renda familiar.

Inúmeras foram as realizações desde então, como: casas construídas, distribuição de centenas de cestas básicas, kits escolares, roupas, calçados, confecção e distribuição de fraldas descartáveis e outras inúmeras ações de cunho social.

Dia 18 de maio de 2007 foi aberta a casa de recuperação de dependentes químicos e alcoólatras, tendo como nome Comunidade Terapêutica Desafio Resgate Jovem. Até novembro de 2014, já passaram pelo tratamento aproximadamente 4 mil internos. A comunidade terapêutica conta ainda com serviços de EJA (1º e 2º grau), Psicólogo, Assistência Social, Consultores em dependência química e cursos do PRONATEC.

 

ASSOCIAÇÃO BENEFICENTE MÃES POBRES DE NOVO HAMBURGO – ASSOBEMP
Rua Igrejinha, 265 – Bairro Jardim Mauá – Novo Hamburgo/RS
Telefone para contato: 51 3035.5752

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados *

*